Como aumentar as vendas através do Inbound Marketing

Como aumentar as vendas através do Inbound Marketing

13.May.2021


 Para entender o Inbound Marketing é preciso ter em mente que as empresas nunca se fizeram tão presentes na internet como nos dias de hoje.


 Com esse novo mercado, a maneira de vender também inovou, o marketing digital foi criado e com ele várias ferramentas para auxiliar as empresas a se comunicarem com seu público, convertê-los em clientes e vender seus produtos e serviços.


 O Inbound Marketing é uma dessas ferramentas do marketing digital que com suas estratégias de atração alcança resultados  maiores em vendas.


 Conheça mais sobre essa poderosa ferramenta e descubra como aplicá-la em seu negócio.


 O que é Inbound Marketing


 O Inbound Marketing é um marketing de atração onde quem é atraído é o cliente, ou seja, é ele quem procura a empresa, e não o contrário como no outbound.


 É uma estratégia digital que usa técnicas de SEO, conteúdo e mídias sociais para atrair o público-alvo de modo a se relacionar com ele.


 Nessa estratégia a empresa pretende entender as necessidades de seus consumidores, como a de qual purificador de água comprar, por exemplo, a fim de ajudá-los, com o intuito de atraí-los para a fidelização.


 Essas ações são conteúdos produzidos e distribuídos em formato de postagens em suas páginas. Para isso, é alinhado o conteúdo com os interesses de seu público de modo que atraia tráfego e a partir daí usar estratégias para a conversão.


 Sendo assim, um usuário que se interessa por CNH especial, é atraído pelo conteúdo de um site de veículos, conhecendo mais sobre ele e se tornando cliente.


 O Inbound Marketing começa a partir de uma pesquisa em um site de busca, feita por um usuário, que é impactado pelo conteúdo ali encontrado de acordo com a sua necessidade de busca.


 Assim, uma das estratégias que é considerada um pilar do Inbound Marketing, é o marketing de conteúdo, que visa entender os interesses de seu público-alvo e atraí-los para seus conteúdos.


 Essa técnica gera confiança ao usuário, o que torna a relação mais próxima convertendo em um potencial cliente.


 Todas essas ações podem ser mensuradas a fim de entender a taxa de visualização na página, de conversão, e ainda, de público atingido de uma determinada campanha, por exemplo.


 Resumidamente o Inbound Marketing foca em conquistar os clientes certos, de maneira com que ele procure pela empresa por meio de seus conteúdos.


 Etapas do Inbound Marketing em vendas 


 O processo de vendas usando as estratégias de Inbound Marketing passa por 5 etapas, sendo elas:

  • Atrair;
  • Converter;
  • Relacionar;
  • Vender;
  • Analisar.


  


 Atrair


 Nessa primeira etapa o Inbound Marketing simplesmente chama o público para seus canais digitais usando conteúdos. 


 O próprio potencial consumidor busca pelo assunto, por exemplo, tipos de licenciamento microsoft e se sente interessado pelo conteúdo encontrado, e acessa a página por vontade própria. 


 Portanto, a estratégia aqui é produzir conteúdos relevantes a fim de atrair o público certo que estará engajado com a sua marca e terá uma tendência maior de consumir o produto ou serviço. 

 


 Converter


 O objetivo aqui é a conversão de um visitante em um lead (potencial cliente cujas informações são entregues à empresa por meio de um cadastro). 


 Você pode oferecer um bônus, como um material gratuito sobre uma administradora de condomínios, por exemplo, um desconto ou outras estratégias que façam com que esse visitante lhe entregue informações para que ele seja convertido em um lead.


  


 Relacionar 


 Manter o relacionamento com um potencial cliente é de suma importância para intencioná-lo a ir aos próximos estágios até chegar a compra. 


 Às vezes esse lead ainda não percebeu como a sua empresa pode atender às suas necessidades. 


 É por isso que esse relacionamento gera confiança ao cliente, aumentando suas taxas de conversão para se tornar um cliente, e ainda, fidelizado. 


  


 Vender


 Depois de manter um relacionamento com conteúdos relevantes para os leads atraídos, é preciso nutri-los em um funil de vendas para analisar quais serão os que se encontram no final do estágio do funil, pois eles estarão prontos para a abordagem da venda.  


 Além da venda, nesse processo também pode elaborar estratégias para a fidelização com que o cliente possa continuar buscando soluções em sua empresa de limpeza, pois nessa fase eles já estão prontos para receber esse tipo de abordagem.


  


 Analisar


 Todas as etapas acima precisam ser analisadas para mensurar seus resultados. 


 É possível monitorar todas as interações de seu público em suas páginas, para que possa detectar se está atingindo bons resultados ou não, e se suas campanhas obtiveram sucesso. 


 É como se ao anunciar: listas de revistas científicas, deve-se analisar quais as taxas de leitores interessados, quais foram para as próximas etapas do funil de vendas, e qual o motivo levou ao comprador final efetuar a compra dessas revistas. 


 Caso os resultados sejam ruins, a etapa de analisar é importante para que se possa compreender em que fase da estratégia precisa ser alterada para uma mudança nos resultados finais. 


 Para isso existem ferramentas que mensuram seus resultados, e algumas oferecidas gratuitamente pelo próprio Google. 


  


 Benefícios do Inbound Marketing


 Conseguiu entender o que é essa estratégia? Agora acompanhe os benefícios que traz para as suas vendas e se encante com o Inbound Marketing.


 Atrair o público certo


 No Inbound Marketing é possível se comunicar com o público certo, ao usar as palavras-chave corretamente e técnicas de SEO em seu site, o rankeamento no site de busca, como o Google, é bom, e a sua página aparece no topo das pesquisas. 


 Um conteúdo publicado sobre cirurgia de varizes a laser, por exemplo, é uma maneira de atrair visitantes interessados nessa área. 


 Com isso, as chances de visitantes são mais altas, pois a conquista pelo público vai de postagem em postagem criando uma aproximação entre empresa e cliente.


  


 Visibilidade da marca


 Ao estar presente na internet e oferecer conteúdos relevantes ao seu público, consequentemente a visibilidade de sua marca é aumentada. 


 Sua empresa se torna mais conhecida, usuários compartilham seus conteúdos, e assim uma rede se transforma de interação onde o acesso é na sua página, e com tudo isso a empresa se fortalece perante a concorrência.  


  


 Alinhamento entre marketing e vendas 


 Com o Inbound Marketing é possível construir estratégias que deixam os leads em um estágio possível para que seja feita a abordagem de vendas. 


 Pela jornada do cliente iniciar logo na atração, ou seja, já pula várias etapas anteriores para um processo de compra, assim o lead passa a ser consumidor em pouco tempo e por poucas etapas. 


 Esse tempo é reduzido graças ao conteúdos focados nas diversas fases de um funil de vendas, o qual também permite um permite um maior número de vendas. 


  


 Reduz o CAC e aumenta o ROI


 O CAC (Custo de Aquisição de Cliente) é reduzido devido a soluções mais baratas encontradas pelo Inbound Marketing em comparação às de outbound marketing (marketing tradicional). 


 As estratégias de Inbound Marketing são focadas em produções de conteúdos, o que podem ser atualizadas e sempre compartilhadas por não terem prazo de validade. 


 Com isso, ao invés de realizar campanhas offline como propagandas em rádio e TV que possuem um custo alto, ao utilizar ferramentas de marketing digital, esses gastos com a comunicação com o público é reduzido brutalmente. 


 Consequentemente o ROI (Retorno Sobre Investimento) aumenta, pois as ações mais baratas que apresentam um retorno a médio e longo prazo influenciam no crescimento da empresa em um curto período. 


  


 Mensuração de resultados com mais precisão 


 O marketing digital oferece ferramentas de mensuração de dados eficientes e com mais precisão sobre seus resultados.


 Usar estratégias de Inbound Marketing em sua empresa, facilita na análise de dados de suas campanhas. 


 Você pode acompanhar o tráfego em seu site em tempo real, mensurar os resultados das postagens nas redes sociais, tais como compartilhamentos de links, entre outros. 


 Ao mensurar os resultados, é possível enxergar quais estratégias precisam ser redefinidas para que os resultados sejam melhores. 


 O bom é que com as estratégias de inbound você sempre pode alterá-las em busca de alcançar o objetivo. 

 


 Como aplicar o Inbound Marketing em suas vendas 


 Para aplicar as estratégias de inbound marketing, atente-se ao uso de ferramentas de SEO, automação de marketing e análise de métricas. Para isso utilize alguns recursos disponíveis:


 Conteúdos em blogs e sites


 Utilize em seus conteúdos técnicas de SEO para que possa ter um bom rankeamento nos sites de busca para ser encontrado facilmente. 


 Algumas são as palavras-chaves, por exemplo,”sistema ERP Protheus”, quando inserida no conteúdo e procurada pelos buscadores, o site aparecerá na primeira página, facilitando a visualização. 


 Produza conteúdos de qualidade e bem estruturados capazes de atrair seu público-alvo. 


  


 Redes sociais


 Além de um site, as redes sociais são um ótimo recurso para aplicar suas estratégias. 


 Alimente-as com postagens, interação com seguidores e outros meios que possibilitam uma comunicação e relação com seu potencial cliente. 


  


 Ferramentas de mensuração


 Como já dito antes, existem ferramentas capazes de mensurar os resultados de suas estratégias para que possa entender se suas campanhas vão bem ou não.


 Aposte em um software de automação ideal, independente de trabalhar com cotações de seguro auto ou outros serviços.


  


 Conclusão 


 O sucesso de vendas de uma empresa depende muito da relação que ela tem com seu consumidor, e o Inbound Marketing mostra como é possível atraí-los facilmente. 


 Para obter conversão em vendas, procure entregar o máximo de conteúdo usando o Inbound Marketing e conquiste a confiança do cliente por meio de sua abordagem de vendas.


 Por isso, é que toda empresa quando aplica as estratégias de Inbound Marketing usando conteúdos para entretenimento e como reforço de sua marca, atrai clientes e conquista aumento em suas vendas.


  


 FICOU COM DÚVIDAS? PRECISA DE AJUDA? FALE CONOSCO