13 maneiras criativas de usar códigos QR para fechar negócios

13 maneiras criativas de usar códigos QR para fechar negócios

26.Apr.2021

Para consumidores e marcas, a temporada de férias que se aproxima é um território desconhecido, muito parecido com o resto de 2020. 

Apesar das preocupações com a segurança relacionadas à pandemia, os consumidores dizem que planejam gastar a mesma quantia do ano passado nas compras de fim de ano. 

No entanto, a forma como planejam fazer compras é diferente dos anos anteriores.

  • Cerca de 75% dos consumidores afirmam que planejam fazer compras online este ano para evitar multidões
  • A maioria dos consumidores que planeja fazer compras pessoalmente afirma que é mais provável que compre em empresas que possuem protocolos para manter os compradores seguros
  • Grandes vendas presenciais não atraem os compradores desta temporada, uma vez que tendem a atrair multidões

Nesta temporada de férias, ajude os compradores a comprar da maneira que desejam, oferecendo pagamentos sem contato e experiências de compra de baixo toque. Os códigos QR podem ativar ambos e adicionar elementos memoráveis ​​de “surpresa e deleite” que farão com que suas campanhas e promoções de férias se destaquem.

Abaixo, compartilharemos 13 maneiras de usar os códigos QR para impulsionar suas vendas de fim de ano.

1. Anuncie promoções para os madrugadores 

Adicione um código QR aos seus materiais de marketing físicos para anunciar descontos e ofertas antecipadas. Essa é uma ótima estratégia para gerar buzz em torno de seu negócio antes que os concorrentes façam suas promoções, já que você pode atrair compradores antes que eles se comprometam a comprar em outro lugar.

2. Economize tempo, pule a fila 

Use códigos QR fora e em toda a sua loja, bem como em anúncios físicos, para que os clientes saibam que você tem coleta na loja / na calçada. Nesta temporada de férias, 47% dos compradores afirmam que planejam comprar online e usar a retirada na loja e na calçada. Os varejistas que oferecem opções de compra de baixo toque estarão melhor posicionados para conquistar o negócio dos consumidores que não querem arriscar as compras na loja.

3. Crie uma loja de compras sem contato

Leve a "vitrine" a um novo nível, criando uma vitrine ou pop-up de compras sem contato. Para fazer isso, adicione códigos QR aos itens físicos exibidos atrás da janela da sua loja. Quando um comprador vê algo de que gosta, ele pode digitalizar e ser enviado diretamente para a página específica em seu aplicativo ou site para comprá-lo. É fácil e divertido para seu típico "olhar vitrines".

4. Gere entusiasmo para as próximas negociações

A pesquisa mostra que as pessoas estão mais propensas a espalhar suas compras de Natal este ano para evitar as multidões geradas pelos grandes eventos de compras. Em vez de uma grande liquidação "estourando", tente escalonar suas promoções ao longo da temporada de férias. Use os códigos QR para incentivar os clientes a segui-lo nas redes sociais ou se inscrever no seu boletim informativo por e-mail para ser o primeiro a saber sobre as últimas promoções de férias. 

5. Promova a fidelidade com embalagens interativas 

Use códigos QR para impulsionar a fidelidade do cliente, recompensando aqueles que já fizeram negócios com você. Basta adicionar um código QR à sua embalagem ou recibos que oferecem ao comprador uma oferta especial em sua próxima compra. Por exemplo, você pode fazer com que o código aponte para um código de desconto de 10% ou para um código promocional que pode ser usado para resgatar um pequeno presente na próxima compra.

6. Promova seus canais de mídia social

Quer aumentar o número de seguidores nas redes sociais? Os códigos QR são uma ótima maneira de atrair novos seguidores. Você pode adicionar códigos QR à embalagem da sua marca e ao material de marketing físico para enviar as pessoas diretamente para o canal de sua escolha. Dê a eles um incentivo adicional para seguir sua marca, organizando concursos de férias, brindes e promoções especiais nas redes sociais.

7. Aponte os compradores online quando um produto estiver esgotado nas lojas

Adicione códigos QR na parte de trás das prateleiras de produtos. Quando um produto se esgota, os clientes podem escanear o código e ser direcionados ao seu site ou aplicativo para fazer a compra online. Essa é uma ótima maneira de melhorar a experiência de compra para muitos compradores de final de ano que ainda farão compras nas lojas nesta temporada. É também uma maneira fácil de familiarizar as pessoas com seu site ou aplicativo, caso ainda não estejam familiarizadas com ele.

8. Transforme os checkouts em uma experiência sem toque

Os compradores que usam smartphones se familiarizaram com a leitura de códigos QR durante a pandemia para concluir suas transações. Isso ajuda a manter seus clientes seguros, pois eles podem ler um código e ser direcionados para uma página de pagamento, onde podem finalizar a compra usando seus dispositivos móveis.

9. Direcione as pessoas para análises de produtos

Mostre a todos o quanto as pessoas estão amando seus produtos usando um código QR para apontar os clientes da loja para suas avaliações online. Essa é uma ótima maneira de conquistar clientes para um produto que os preocupa, ao mesmo tempo que une perfeitamente sua experiência de compra online e offline. 

10. Mostre suas críticas entusiasmadas do Yelp

Aponte para as avaliações do Yelp ou do Google da sua empresa para mostrar aos compradores o quanto as pessoas adoram fazer compras com você. Você pode fazer isso colocando um código QR próximo ao balcão de checkout, fora da loja, em recibos e em outros lugares. Quer mais comentários? Adicione um CTA pedindo aos compradores que compartilhem suas experiências com sua marca postando uma avaliação.

11. Adicione um evento de vendas aos calendários dos compradores

Tem uma promoção futura que deseja que os clientes conheçam? Use um código QR para solicitar que adicionem o evento ao calendário online. Basta pegar o URL que aponta para o evento do calendário e usá-lo para gerar um QR Code, da mesma forma que faria para criar qualquer outro QR Code. Depois que um comprador adiciona seu evento à agenda, é menos provável que ele se esqueça.

12. Compartilhe suas coordenadas de localização

Anuncie uma venda ou promoção com um CTA apontando as pessoas para o local da sua empresa. Os compradores poderão fazer a transição da digitalização do seu código para o aplicativo do Google Maps, tornando mais fácil para eles seguirem as instruções do GPS para encontrar você. Isso é especialmente útil se você estiver em um local onde não haja muito tráfego de pedestres ou veículos.

13. Promova seu cardápio de férias

Se sua empresa vende comida, indique às pessoas o menu de suas festas por meio do código QR. Você pode fazer isso adicionando um código QR em sua publicidade de mala direta, bem como na sinalização de balcão. Isso dá a você mais espaço em seus materiais para adicionar outras informações importantes, como ofertas e promoções, ou seu horário de feriado.


Fornecer uma experiência segura ao comprador nesta temporada de férias exigirá soluções criativas de baixo toque. Os códigos QR podem ser usados ​​para permitir todos os tipos de experiências interativas e socialmente distantes que os compradores deste ano esperam que as marcas ofereçam.

Os códigos QR Bitly são fáceis de gerar e fornecem informações em tempo real sobre como os clientes se envolvem com sua marca. Visite nosso site para saber mais.